quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Visão Panorâmica das Religiões no Brasil Com ênfase a situação das igrejas evangélicas

1.Introdução

A diversidade de grupos religiosos no Brasil tem crescido cada vez mais. O Brasileiro é considerado um povo religioso. Existe os que afirmam ser católicos, os protestante ( pentecostais, tradicionais e neo-pentecostais), Duplo filiados, sem religião, espíritas, cristãos de fronteira, budistas, Judeus, ortodoxos, adeptos de religiões afro- brasileiras, entre muitos outros.

No censo do ano 2000, foi registrada cerca de 35 mil tipos de respostas para a pergunta “qual a sua religião?” e mais de mil novas denominações foram citadas. O numero de católicos tem diminuído consideravelmente nos últimos anos. Já os evangélicos e os sem-religião ( cerca de 7,4 % da população brasileira) têm crescido muito. Menos de 5% da população afirma serem espiritualistas ou fazerem parte de outras religiões. O declínio do catolicismo não tem sido tão intenso nas zonas rurais onde possuem maior força. O processo de urbanização colabora com a difusão de novos grupos.

2. Católicos romanos

O catolicismo apostólico romano foi trazido ao Brasil desde a época do achamento do Brasil pelos portugueses. Até 1891 o catolicismo era a religião oficial do País; a partir daí o Brasil passou a ser considerado um estado laico devido à constituição republicana. A igreja católica ainda é considerada a maior instituição religiosa do Brasil tendo mais força na região nordeste. A maioria dos católicos brasileiros são considerados não-praticantes, um reflexo disso é a pouca adesão ás missas no domingo, que é considerado um compromisso essencial. No Brasil há 125 milhões de católicos*.

Reverenciam Maria, considerando-o a mais importante mediadora entre os homens e Jesus e acreditam que ela permaneceu virgem até a morte. O principal ato litúrgico católico é a missa, cujo ponto culminante é a eucaristia que afirmam o pão e o vinho se transformar literalmente e invisivelmente no Corpo e sangue de Jesus. Crêem na existência de um purgatório , na ação de santos do passado diretamente na vida do fiel, na veneração de imagens, na autoridade do papa, como entre muitas outras doutrinas que são diferentes da igrejas evangélicas, anglicana e ortodoxa.

Um dos principais motivos para o declínio do catolicismo é o fato de muitos fiéis se mostrarem descontentes com muitas coisas da igreja como por exemplo a estrutura altamente hierarquizada da igreja.A igreja católica apostólica brasileira é resultado desse descontentamento. A Renovação Carismática Católica e as comunidades eclesiais de base têm colaborado muito para reduzir o declínio da igreja católica romana no Brasil. O movimento carismático tende a ter uma moral conservadora e assemelha-se muito as igrejas pentecostais e neo-pentecostais em alguns aspectos.

Algumas das tradições católicas no Brasil incluem as peregrinações ao santuário de Aparecida, o círio de Nazaré em Belém do Pará, a festa do Padre Cícero em Juazeiro do norte e a festa do divino pai eterno no estado de Goiás.


*segundo o censo 2000, do IBGE.

3. Evangélicos

As igrejas evangélicas, cujos membros também são chamados de crentes ou protestantes, são originadas ou descendentes da Reforma ocorrida no século XVI. Entre as suas principais doutrinas estão: a abolição do culto e as imagens da “virgem” Maria e dos santos, não concordam com o celibato obrigatório para seus lideres, não crêem na salvação por boas obras mais sim pela Graça mediante a fé e não por boas obras, não reconhecem o papa como autoridade máxima da igreja, crêem no sacerdócio universal de todos os crentes e não acreditam na existência de um purgatório.

Os evangélicos chegam ao Brasil de duas formas: com a imigração ( na primeira metade do século XIX, com a chegada de imigrantes alemães) e com o trabalho missionário ( na segunda metade do século XIX, com missionários norte-americanos) .

Atualmente mais de 25% da população brasileira se diz evangélica. Baseado em dados estatísticos do SEPAL estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica.

Existem três vertentes de igrejas evangélicas no Brasil: protestantismo histórico, pentecostais e neo-pentecostais.

protestantes históricos

Estão concentrados em sua maioria no sul do Brasil. Representam cerca de 21,2% dos protestantes no Brasil. Possuem em média renda e grau de escolaridade maior do que os evangélicos das outras duas vertentes As principais igrejas são: Batista, presbiteriana, luterana e metodista. Dão ênfase ao estudo da Bíblia e no conhecimento da Graça. São mais “calmos” em comparação aos pentecostais e neo-pentecostais.

Pentecostais

Podem ser divididos em duas correntes: a clássica e a denominada autônoma. A primeira inclui as igrejas fundadas e difundidas no período que vai de 1910 a 1950, como Assembléia de Deus e congregação cristã no Brasil. A segunda corrente começa a surgir na década de 50, quando chegam a São Paulo dois missionários da International Church of the Foursquare Gospel; a principal igreja dessa corrente é a Igreja do evangelho quadrangular.

O pentecostalismo é o maior ramo do protestantismo brasileiro.

Dão ênfase ao poder do Espirito Santo na vida do Crente após o batismo no/com o Espírito Santo, através dos Dons espirituais, começando com o dom de línguas.

Neopentecostais

Vertente evangélica vinda do pentecostalismo. Uma das características mais marcantes é a marcante presença da mídia. Dão ênfase a cura divina, a prosperidade material ( não todas) e a cura. As principais igrejas são: Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Renacer em Cristo, Sara nossa terra e Mundial do Poder de Deus.

Atualmente, de acordo com o sociólogo Ricardo Mariano, autor do livro Neopentecostais, sociologia do novo pentecostalismo brasileiro, o neopentecostalismo expande-se pricipalmente entre os mais pobres e menos escolarizados . Por causa da grande ascenção desta vertente em todo o mundo no século XX, o fenômeno já é considerado por alguns a maior revolução do cristianismo depois de Lutero.

4. Anglicanos

A igreja anglicana, de origem inglesa, mistura em seu culto e pratica elementos católicos e protestantes. Chega ao Brasil em 1818. Porto alegre, pelotas e Rio Grande tornam-se os centros do anglicanismo no País.

A igreja anglicana abole o celibato obrigatório, o culto a Maria e aos santos, entre outras doutrinas católicas romanas. De acordo com estimativas da própria igreja, em 2001 havia 106,4 mil adeptos em todo o país.

5. Ortodoxos

Os cristãos ortodoxos estão separados dos católicos apostólicos romanos desde 1054. Não admitem o conceito de infalibilidade do papa, autorizam o divorcio entre os fiéis e permitem a ordenação de homens casados. Apenas os bispos são celibatários. Chegaram ao Brasil com a imigração de árabes cristãos, russos, gregos, armênios, romenos e ucranianos. Atualmente os cristãos ortodoxos estão mais concentrados nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Paraná.

6. Cristãos de fronteira

São Grupos que usam a Bíblia como referência mais também se valem de outras fontes de revelação/verdade que, eventualmente podem contradizer a doutrina cristã. As principais igrejas são Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias (mórmons) e as Testemunhas de Jeová. Surgem no Brasil somente na primeira metade do século XX.

7. Judeus

A base da religião judaica esta na obediência aos mandamentos divinos estabelecidos na Torá, livro sagrado em que estão expressos as leis as leis, os rituais e as regras morais do povo judeu, além da historia dos hebreus. As maiores concentrações estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

8. Mulçumanos

Os islâmicos crêem em Alá como sua divindade e em Maomé como o seu profeta. Seguem o alcorão como livro sagrado. O primeiro Grande contingente de mulçumanos que chega ao Brasil é formado por africanos trazidos como escravos. A região de foz do Iguaçu possui a maior concentração de mulçumanos do País. Segundo o censo de 2000, há 27,2 mil islâmicos no País.

9. Espíritas

Acreditam no retorno do espírito a terra depois da morte, em sucessivas encarnações, até atingir a perfeição e na possibilidade de comunicação entre vivos e mortos por meio de um médium. O espiritismo considera o homem o único responsável por sua felicidade, já que tudo dependeria de seus atos.

De acordo com os dados do censo 2000, o espiritismo tem 2,3 milhões de adeptos no país, o que corresponde a 1,4 % da população Segundo a federação espírita brasileira, o numero chega a 20 milhões, se forem incluídas as pessoas que vão aos centros espíritas, mas afirmam pertencer a outra religião.

10. Adeptos de religiões orientais

Os movimentos religiosos orientais mais fortes aqui no Brasil são o budismo e a igreja Messiânica. Centram-se no aperfeiçoamento pessoal, na superação da dor e no equilíbrio interior. Em geral para essas tradições o individuo e responsável pela sua purificação. Crêem na reencarnação sucessivas vezes até alcançarem a perfeição espiritual e assim a salvação.

O budismo chega ao Brasil no inicio do século XX com a imigração japonesa. O primeiro templo budista é construído em 1932, em Cafelândia (SP). O budismo de origem tibetana, cujo principal líder é Dalai Lama, é a linha budista que mais cresce no Brasil.

A igreja Messiânica mundial chega ao pais em 1955. O objetivo principal da doutrina sua doutrina é a construção de um paraíso na terra pela eliminação de todo o mal da sociedade. Os ensinamentos básicos são supostas revelações que o mestre Meishu-Sama teria recebido , em 1926, no Japão.

Outros grupos religiosos como o Perfect Liberty, o Hare Krishna,o Rajneesh, o baha’i e o seicho-no-Iê também têm mostrado algum destaque entre as religiões orientais no Brasil.

11. Adeptos de cultos afro-brasileiros

As principais religiões afro-brasileiras tem perdido adeptos no pais nos últimos anos. O motivo principal desta perca é o avanço dos evangélicos.

Suas principais vertentes são o candomblé e a umbanda. O candomblé chegou ao Brasil com o trafico de escravos vindos da áfrica entre os séculos XVI e XIX e passou por muitas repressões dos colonizadores pois o consideravam bruxaria, daí por questão de sobrevivência da sua religião tiveram de associar seus orixás com santos da igreja católica. Suas cerimônias ocorrem em templos chamados terreiros. Já a umbanda é nascida no Rio de janeiro nos anos de 1920, da mistura de crenças e rituais africanos e europeus. A umbanda possui influencia do espiritismo, de ritos indígenas e praticas mágicas européias. Também crêem nos orixás.

*supostas entidades espirituais que povoam o universo. Para os evangélicos os orixás são demônios.

11. Duplos filiados

O numero de brasileiros que afirmam participar de cultos de mais de uma religião tem aumentado nos últimos anos, cerca de 36,6% da população brasileira, segundo a World Christian Encyclopedia de 2001. Os tipos mais comuns de duplos filiados são os católicos-espiritas e os católicos-evangélicos.

12. Esotéricos

Os exotéricos podem ser divididos em duas grandes correntes. A primeira reúne grupos formados no inicio do século XX, geralmente com doutrinas que se apóiam em valores como o racionalismo e o positivismo. Desse grupo faz parte a sociedade brasileira de Eubiose, a sociedade teosófica e a cultura do racionalismo cristão. A segunda corrente esta relacionada com movimentos libertários da década de 60, especialmente influenciados pelos movimentos hippie e new age, pelos cultos e praticas orientais. Entre alguns desses grupos estão o vale do amanhecer, no distrito federal e as borboletas azuis, na Paraíba. As tradições exotéricas são praticadas por cerca de 58,4 mil brasileiros segundo o censo 2000, do IBGE.

13.Conclusão

Percebemos que o Brasil realmente é um país com uma grande variedade de religiões e de um considerável sincretismo religioso. Os evangélicos têm crescido mais do que as outras religiões, levando-me a concluir que em poucos anos se tornarão o maior grupo religioso do País.

Bibliografia

pt.wikipedia.org

www.comibam.org

Almanaque abril 2005

Kit de apoio da Aliança Bíblica Universitária do ITA

ultimosegundo.ig.com.br

www.igrejabrasileira.com.br

www.fgv.br/cps

Nenhum comentário: