domingo, 22 de julho de 2012

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA CRISTÃ (PARTE 2)



IV. FUNÇÕES DA TEOLOGIA

A teologia é uma necessidade do cristianismo contemporâneo, tendo em vista que ela tem sido negligenciada em muitos meios eclesiásticos. Essa negligencia é muito comum nos meios pentecostais e nas comunidades eclesiásticas independentes. Infelizmente esse fenômeno traz muitas consequencias negativas como hipervalorização do emocionalismo e pobreza doutrinaria. Normalmente esses círculos estão muito vulneráveis a falsas doutrinas e comportamentos que não condizem com os princípios da Bíblia.

Em síntese podemos notar cinco funções da teologia:
·        A teologia como explicação da realidade
·        A teologia como sistematização da doutrina cristã
·        A teologia como defesa da fé e ponte até os não crentes
·        A teologia como crítica da vida e da proclamação da igreja
·        A teologia como contemplação

V. NATUREZA DA TEOLOGIA

A teologia Cristã é a tentativa, levada a prática pelos adeptos do cristianismo,  de representar suas afirmações de crença de modo consistente, explicando-as a partir de seus fundamentos e relacionando a fé cristã às demais referências humanas, como a natureza e a história, e aos processos cognitivos, como a razão e a lógica.

Assim como nas outras ciências, a teologia deve comportar alguns dos critérios tradicionais do conhecimento cientifico:
1 Ela precisa ter um objeto definido de estudo;
2. Um método investigativo;
3. Objetividade no sentido de que o estudo lida com fenômenos externos à experiência imediata do pesquisador, sendo portanto, acessível à investigação de outros;
4. Coerência entre as proposições do objeto em questão, de modo que o conteúdo forme um corpo definido de conhecimento, não uma série de fatos desconexos ou pouco relacionados entre si.

O ponto de partida para o estudo da teologia cristã

Uma das questões que precisam ser imediatamente encaradas quando estudamos a teologia cristã é a da fonte da qual vamos extrair nosso conhecimento. Basicamente as fontes são quatro:

1.      Revelação Geral. O universo criado é estudado para determinar certas verdades acerca de Deus e da natureza humana. Os meios tradicionais de revelação geral são três: a natureza, a história e a constituição do ser humano.
2.      As Escrituras. A Bíblia é tida como o documento definidor ou a constituição da fé cristã. Portanto, ela especifica em que se deve crer e o que se deve fazer.
3.      Experiência. Considera-se que a experiência espiritual de um cristão hoje evidência informações divinas.
4.      História da Teologia: Pesquisa-se o que vêm sendo adotado e ensinado ao longo dos séculos por indivíduos  e organizações que se identificam como cristãos. Assim, o que tem sido crido torna-se pista para descobrir o que deve ser crido. Esta fonte deve ser totalmente sujeita ao olhar crítico do teólogo e comparada com as outras três fontes, principalmente a fonte bíblica.

O método da teologia

Assim como em todas as outras ciências, a teologia possui um procedimento definido. O renomado teólogo Millard J. Erickson em seu livro Introdução à Teologia Sistemática ( no original em inglês Introducing Christian Doctrine)enumera nove procedimentos metodológicos:

1.      A coleta dos materiais bíblicos
2.      A unificação dos materiais bíblicos
3.      A análise do significado dos ensinos bíblicos
4.      O exame das interpretações históricas
5.      A identificação da essência da doutrina
6.      A iluminação por meio de fontes extrabíblicas
7.      A expressão contemporânea da doutrina
8.      O desenvolvimento de um tema central interpretativo
9.      A estratificação dos tópicos

Ainda segundo Millard Erickson, embora os passos descritos não precisem ser seguidos em rígida sequencia, há um desenvolvimento lógico que leva a eles.

VI.  TEMAS TEOLÓGICOS E TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Os temas discutidos pela teologia cristã são de dimensões universais. Abrangem a doutrina de Deus, do homem e do mundo. Nenhuma exposição sobre Deus seria completa se não contemplasse suas obras  e seus caminhos no universo que Ele criou, além de sua pessoa. Toda ciência mantêm algum tipo de relação com o Criador de todas as coisas e com seu propósito na criação. E assim toda autêntica verdade é verdade de Deus. Toda verdade, onde quer que seja encontrada, tem peso e valor iguais como verdade, como qualquer outra verdade. Uma verdade pode ser mais útil em determinada circunstância, e uma outra verdade descoberta pode ser mais útil em outra circuntancia. Entretanto ambas verdades têm seu valor.
Portanto é perfeitamente licito utilizar-se de outras fontes, enquanto verdade, para o estudo da teologia. O estudo teológico que incorpora em seu escopo o exame das ciências naturais e sociais é denominado teologia sistemática.

A teologia sistemática tradicionalmente organiza as doutrinas cristãs da seguinte forma:

·        Sagradas Escrituras (Bíbliologia)
·        Deus (Teologia propriamente dita)
·        A Criação
·        Seres espirituais
·        Homem
·        Pecado (Hemartiologia)
·        Cristo (Cristologia)
·        Salvação (Soteriologia)
·        O Espíriro Santo (Pneumatologia)
·        Igreja (Eclesiologia)
·        As últimas coisas (Escatologia)

Principais obras de referência da Teologia Sistemática (Em língua portuguesa)

·        Teologia Sistemática, Wayne Grudem
·        Introdução a Teologia Sistemática, Millard J. Erickson
·        Teologia Sistemática, Louis Berkoff
·        Teologia Sistemática, Norman Geisler


       CONTINUA...

Nenhum comentário: