quinta-feira, 17 de setembro de 2015

QUANDO O SAL PERDE O GOSTO


“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens."

O Sermão do Monte sem dúvidas é uma das passagens mais fascinantes da Bíblia. Segundo John Stott:  “Ele torna a justiça atrativa; envergonha nosso fraco desempenho; gera sonhos de um mundo melhor". Nesse mesmo sermão, mais precisamente no capitulo 5, verso 13 de Mateus,  Cristo compara seus seguidores a um importante elemento que faz uma grande diferença no nosso dia-a-dia: O sal.

A afirmação é muito clara e direta: “Vocês são o sal da terra”.

Em seguida ouvimos uma pergunta retórica: “Mas, se o sal perder o sabor, como restaurá-lo”? Daí Jesus complementa com uma resposta alarmante:  “Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

O que Cristo quis dizer com isso?

Da mesma forma que o sal serve para temperar e conservar uma comida, nós que afirmamos ser discipulos dEle, devemos fazer a diferença na vida das pessoas que estão ao nosso redor. Temos que transmitir o evangelho por palavras e por ações. Assim estaremos “dando sabor” a vida delas e contribuindo para a “conservação” de suas almas.

Uma igreja que não cumpre seu chamado, naturalmente adentra por comportamentos vergonhosos, como frieza espiritual, monotomia, religiosidade vazia e hipocrisia. O juízo de Deus é inevitável em uma situação dessa.   O sal quando perde sua salinidade , não serve nem mesmo como fertilizante. O esterco passa a ter mais serventia do que ele.

O que será de nós se em vez de influenciarmos esse mundo,  aceitarmos nos conformar com ele? Como agradaremos a Deus se formos apenas mais um grupo religioso em um mundo marcado pelo relativismo e pelo pluralismo religioso?

Para evitar a vergonha de sermos “pisoteados pelos homens”, devemos zelar pela nossa salinidade, conservando assim a nossa semelhança com Cristo. Segundo o comentarista bíblico escocês Alexander Bruce, quando perdemos nosso sabor, “passamos de salvadores da sociedade a material de pavimentação de estradas”.


Concluindo: O que será de nós se negligenciarmos nosso chamado, de tal forma que o sal fique apenas guardado dentro do saleiro?


Helton de Assis Freitas
Setembro de 2015 

Nenhum comentário: