segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

AFINAL, QUAIS FORAM OS MAIORES IMPÉRIOS DA HISTÓRIA (EM TERMO DE EXTENSÃO)?

Ao longo da nossa história muitos impérios tem se levantado conquistando territórios de grande extensão. Grandes líderes como Alexandre, César e Gêngis Khan expandiram seus reinados por distâncias espantosas e deixaram suas marcas entre os séculos.

A pergunta aqui feita raramente é respondida corretamente pelos estudiosos. Há uma grande confusão de respostas. A maioria respondem que foi o império Romano ou o Império Macedônico .


Vejamos abaixo quais foram de fato os impérios que atingiram maior extensão territorial durante seus auges:

5º lugar: Califado Omíada

Extensão territorial do Califado Omíada em seu auge

Em sua maior extensão, o Califado Omíada cobria 15 000 000 km², fazendo dele o maior império que o mundo tinha visto até então, e o quinto maior que já existiu. A sede do império se localizava na cidade de Damasco e possuía o Arábe como língua oficial. O islamismo também era a religião oficial do Califado Omíada.
Domo da Rocha, em Jerusalém. Um dos legados arquitetônicos dos Omíadas

Área durante seu ápice: 15.000.000 km²
Existência: 661750 d.C

4º Lugar: Império Espanhol

Domínios espanhóis nas Américas no inicio do século XIX


O Império Espanhol ao longo de sua existência conseguiu estabelecer colonias na Europa, Américas, Ásia, África e até mesmo na Oceania

Desenho representando o encontro dos espanhóis  com os líderes astecas 

Os espanhóis começaram as suas explorações pelo ocidente, com o achamento das Índias Ocidentais por Cristóvão Colombo, em 1492 e iniciaram imediatamente a colonização forçada do continente americano. Em meados do século XVI, a Espanha controlava quase toda a zona costeira das Américas, desde o Alasca à Patagônia, no ocidente, e desde o atual estado norte-americano da Geórgia, toda a América Central e o Caribe até a Argentina – com excepção do Brasil, pertencente a Portugal.

Àrea durante seu ápice: 19.400.000 km²
Existência: 14921898

3º Lugar: Império Russo

Império Russo em 1866


Pedro I, o primeiro imperador da Russia
O terceiro maior império da história foi o império Russo; em 1866, ele era tão grande que se estendia da Europa do Leste, percorria toda a Ásia e chegava à América do Norte: no início do século XIX passou a ser a maior nação do mundo. Nessa mesma época esse império atingiu a marca de 176,4 milhões de súditos do imperador russo, a maior população do mundo na época.  Esta população apresentava grandes disparidades econômicasétnicas e religiosas. Em 1913 a riqueza do império era calculada em 257,7 bilhões de dólares, e seu governo era uma das últimas monarquias absolutistas existentes na Europa. Até a Primeira Guerra Mundial, em1914, a Rússia costumava ser considerada uma das cinco chamadas "Grandes Potências" do continente europeu, com um exército de mais de 5 milhões de homens, o maior do mundo à época.

Área durante seu ápice: 23,7 milhões de KM²
Existência: 17211917

2º lugar: Império Mongol



O principal responsável pela explosão do Império Mongol foi o líder tribal Temudjin, que ficou conhecido como Genghis Khan. Este conquistador unificou muitas tribos ásiaticas que até então viviam em constante guerra.


Durante seu ápice, em 1279, sob o governo de Kublai Khan (neto de Genghis Khan), o Império Mongol se estendia desde o mar do Japão até a Europa Central.

Uma das principais fontes de informação sobre o Império Mongol é o famoso livro "Viagens de Marco Polo".

Área durante seu ápice: 33 milhões de KM²
Existência: 1206 – 1368





1º Lugar: Império Britânico 

Por incrivel que pareça, nenhum império conseguiu atingir uma dominação territorial tão extensa como a que os britânicos atingiram no inicio da década de 1920.  Nessa época  o dominio do Império Britânico atingiu mais de 450 milhões de pessoas, ou seja,  um quarto da população do mundo na época e abrangeu mais de 35 500 000 km2 quase 24% da área total da Terra.

Em todos os continentes a Grã-Bretanha possuía territórios e colonias. Entre as grandes nações que entre o século XIX e XX estavam submetidas aos ingleses podemos destacar: índia, Egito, Australia, Canadá, Nova Zelândia e Africa do Sul. Por seu tamanho e abrangência o referido império recebeu o apelido de "Império onde o sol jamais se põe". Alguns filmes retratam muito bem esse período de apogeu dos britânicos no inicio do século XX, como Lawrence da Arábia e Gandhi. 


Abaixo vemos um GIF da evolução do império Britânico ao longo dos séculos. 


Área durante seu ápice: 35,5 milhões de KM²
Existência: 1583-1997

Nenhum comentário: